Header Ads


Espaço Conselhos: "Como ter gestão financeira no lar?" - Cristina Raimundo


Por: Cristina Raimundo
Edição: Estevão Ngundia

Tema: Gestão financeira no lar.

Olá meus caros amigos e amigas ,o prazer é todo meu saber que apesar do corre- corre , da vida tem sempre alguns segundos para dar uma olhada aos conselhos , pois todos os dias aprendemos uma lição de vida.

Hoje propomos fazer uma reflexão sobre a Gestão Financeira no Lar.
Uma relação conjugal para ser solida precisa da vontade do marido e da mulher para manter o equilíbrio com pequenos gestos e atitudes. Uma gestão financeira transparente e honesta pode ajudar melhorar a união , mas mesmo assim é preciso que os dois se empenhem e tenham objectivos e planos em comum. Ser leal ao compromisso e a outra pessoa, principalmente ser fiel com seus próprios sentimentos, porque afinal de contas é difícil fazer o outro feliz sem ter conquistado a verdadeira alegria.

Hoje por hoje falar de Gestão Financeira no Lar é complicado, se tivermos em conta que não são todos casais leais aos seus parceiros. Interpelados alguns casais, manifestam a necessidade de cada um pautar pela transparência e honestidade. Porque existe sempre um oculto , enquanto o casal planifica o rendimento mensal de quatrocentos mil ou trezentos mil kwanzas, cuja a fonte é o salário , acabam se apercebendo que o marido tem outros rendimentos acima de quinhentos mil kwanzas e não apresenta a esposa vice- versa. A pergunta que se não se deixa calar é : para onde vai esse dinheiro todo? Será que tem uma outra família ? Porque tem de esconder os outros rendimentos se somos casados? Qual seria a tua atitude diante de uma situação como essa? 

Á má gestão do próprio rendimento principalmente em ambiente familiar pode prejudicar a relação sobretudo quando as opiniões e forma de gerir o dinheiro são opostas.

A educação Financeira é fundamental, é importante que os casais priorizem o dialogo e a solução em conjunto, façam as contas e balanço do que se ganha e gasta, ter cuidado com os endividamentos, conversem quando estiverem diante de uma duvida sobre o que fazer.para que os problemas não prejudiquem a vida conjugal e familiar é necessário que a boa administração financeira no lar seja responsabilizada tanto pelo marido e como pela esposa. Tomarem junto as decisões , com absoluta responsabilidade de quanto podem dispor para as despesas da família.

Será que o orçamento domestico financeiro resolve problemas da nossa família?
Em todas classes sociais é o modo de gastar que dá origem a muitas disputas.portanto , a família deve aprender os elementos básicos de compras e gastos. Saber comprar provavelmente é a capacidade mais difícil e que mais toma tempo. A administração prudente exige um planeamento das despesas da família, ter em conta que as despesas sejam sempre em função do que se ganha, levar o padrão de vida de acordo as possibilidades financeiras do seu lar.

As necessidades variam de família para família de acordo as circunstancias , acima de tudo uma comunicação transparente e honesta. O orçamento não deve dar motivos para prejudicar a alegria do lar. O casal deve determinar os rendimentos, as despesas e manter a contabilidade .buscar em primeiro lugar o reino de Deus. A sua família acima de tudo, uma consciência limpa, paz de espírito, segurança são coisas que o dinheiro não pode comprar, não faça do dinheiro o centro de sua vida.Dê oportunidade para que Deus conduza seu lar.Lembre- se planificar juntos os recursos disponíveis é obrigação principal dos casais porque esta em jogo a própria sobrevivência ,a segurança e a felicidade da sua família .

Somos mais felizes quando amamos mais, somos mais completos quando formos mais compreensivos somos mais fortes se formos unidos, somos mais humanos quando perdoamos mais, quantas vezes persistimos na humildade para gerar paz na nossa família em beneficio da sociedade. Deixa de bloquear as suas contas prejudicando sua própria família para satisfazer os desejos da carne. Pare um instante reflicta sobre a sua realidade, família é uma e única . Família é projecto de Deus. A comunicação transparente e honesta é determinante . Seja feliz e faça feliz a tua família . A vossa reflexão.
Com tecnologia do Blogger.