Header Ads


Espaço Conselhos: "O Poder das nossas escolhas" - Cristina Raimundo

Por: Cristina Raimundo
Revisão: Portal Vany Musik

Bom dia, Boa tarde e Boa noite.
"Conselhos" é o novo espaço do Portal Vany Musik, que tem como hosted da Jornalista Cristina Raimundo.

ESSE É O TEMA DO DIA E DE ESTREIA

Tema: O Poder Das Nossas Escolhas

Falar do poder das nossas escolhas é falar do futuro de cada família em beneficio da sociedade. Ao longo da vida passamos por diversos momentos em que nós vemos confrontados a fazer uma escolha. Tomar uma decisão sobre aspectos importantes e que poderão modificar o rumo da nossa vida.

Escolhas que podem ser pessoas , profissionais, familiares. Mas, porque que as vezes é tão difícil decidir ou escolher ?

São inúmeras situações embaraçosas que surgem ao longo da vida: com quem devemos nos casar? Quando e em circunstancias devo ser pai ou mãe ? Escolher uma profissão , mudar de emprego, sair de casa dos pais, divorciar- se, voltar para casa dos pais, casar de novo, abrir negocio próprio tudo isso tem a mão pesada do poder das nossas escolhas.
A dificuldade de decidir está directa,ente relacionada com a importância e o possível impacto que a mesma poderá ter na vida de uma pessoa. São situações que geram dúvidas e incerteza, como decidir algo sobre tão importante? Mas, se não for a melhor decisão? E se eu me arrepender ?

Escolher , necessariamente requer abrir mão de alguma coisa, na expectativa de ganhar outra. Não temos como saber qual é a melhor escolha. Não existe um manual que nos garante o que dar certo ou não no futuro. Essa incerteza por vezes, é motivo de angustia e ansiedade. 

A vida é cheia de escolhas e todos os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas, muitas vezes as nossas escolhas são feitas na visão humana, precisamos ter uma orientação divina para acertar as nossas escolhas....vejamos uma mulher que decide fazer cinco , seis filhos com um homem que nunca passa uma única noite com ela , porque ja tem sua família , na verdade aos,olhos humanos é uma escolha certa, porque conseguiu fazer filhos com o mesmo pai. Mas em contra partida nunca terá a possibilidade de ser esposa desse homem, a educação dos filhos , será incompleta, o pai esta sempre ausente. ..uma gravidez precoce na adolescência , é uma escolha , decidiu escolher a desobediência e resultou uma gravidez, certamente se tivesse acatado os conselhos dos pais, não teria acontecido. Na verdade os pais são obrigados a suportar uma gravida em casa, mas , infelizmente que, sente a dor do parto, a dor do abandono e desprezo do autor da gravidez é a mãe adolescente que escolheu a desobediência .... Decidir faltar no serviço é uma escolha mas não tão prejudicial, quando por exemplo um chefe de família decide abandonar o emprego sem alternativa para sustentar a família .

Uma forma de minimizar esse mal estar que sentimos é culpando uma outra pessoa ou o destino ou se defendendo através de uma frase como: eu não tive escolha, será que isso realmente é verdade? Na duvida muitas vezes preferimos deixar que o outro decida por nós ou escolhemos pelo que for mais conveniente. O resultado pode acabar sendo muito diferente daquele que gostaríamos, gerando frustração . Porèm não percebemos o quanto fomos responsável pela nossa propria desgraça . Um trecho da música brasileira do cantor Zeca Pagodinho diz assim: Deixa vida me levar, vida leva eu... Essa música ilustra bem o que significa não decidir sobre a sua vida. Deixar a vida te levar significa que não quisemos tomar nenhuma decisão sobre ela preferimos que o acaso o fizesse. Isso gera a falsa ideia de que assim não sofremos as consequências das nossas escolhas erradas e promove uma diminuição da ansiedade... Bom trata- se apenas de uma ilusão temporária , ja que a nossa vida é o resultado directo dessas escolhas. O contrário pode acontecer ,isso pode ser motivo de brigas e rompimentos, uma vez que o i decisão pode culpar o outro pelo seu fracasso, sem se dar conta que o verdadeiro culpado foi ele mesmo por ter delegado decisões importantes de sua vida a outra pessoa.

Devemos perceber que mesmo quando preferimos , não decidir nada , uma decisão foi tomada: a de não se comprometer . A questão é que não percebemos que realizamos muitas vezes , esse mecanismo de fuga.

Seja responsável por sua vida. A vida é repleta de riscos! Não temos como ter a certeza se nossas escolhas são as mais adequadas .precisamos nós conhecer melhor para buscar algo que nós deixe realmente feliz. Para isso é importante nós responsabilizar pelos nosso actos e decisões e não permitir que os outros façam por nós . Dessa maneira será possível trilhar nosso caminhos de uma forma mais honesta connosco mesmos.

Cada dia aprendemos uma lição de vida. Escolher é uma atitude de auto- confiança e auto- conhecimento ,pode ser que não dê certo, é verdade! Mas pelo menos tentamos fazer aquilo que acreditávamos. É através dos acertos e erros que podemos tentar fazer de novo de outra forma. É isso que constrói a historia de cada família , de cada lar e de cada um de nós, Permita que Deus seja a fonte do amor de sua família.
Com tecnologia do Blogger.