Header Ads


Espaço Conselhos: "O Segredo de saber Ouvir" Por Cristina Raimundo - Portal Vany Musik


Por: Cristisna Raimundo
Revisão: Estevão Ngundia

Tema: O Segredo de Saber Ouvir

Olá amigas e (os) do meu coração ,Depois de aproximadamente oito dias estamos de volta para mais um conselho.

Nesta terceira edição , vamos falar do tema sobre: o Segredo de Saber Ouvir.

Uma boa conversa pode garantir um novo emprego, uma colocação melhor, uma amizade que dura para toda vida, o mais importante ainda é simpatia dos colegas, vizinhos e até da família. Mas, conversar é uma via de mão dupla. Quando conversamos com alguém também ouvimos, prestamos atenção ao que o interlocutor tem a dizer. Só assim a comunicação funciona.

Epíteto um filosofo grego dizia: temos duas orelhas e uma boca, assim, devemos ouvir duas vezes mais do que falar. Mais do que ouvir o interlocutor, precisamos senti- lo, entender a linguagem não verbal de cada frase. Quanto mais perceptivos nós tornamos, melhor é o resultado da nossa comunicação .

Para uma boa comunicação primeiro controle a sua ansiedade. Numa conversa , seja entrevista de emprego ou conversa com os amigos não se comporte como aquele aluno sabe-tudo que levanta a mão , a professora mal fez a pergunta. Pensa sempre no que vai falar por alguns segundos para expor suas ideias em ordem produzem um efeito maravilhoso nas palavras que voce pronuncia e nas pessoas que as ouvem.

Preocupe- se também com a sua linguagem não- verbal para evitar interpretações equivocadas a respeito do que você fala, olhe para as pessoas com quem voce conversa. Fale alto o suficiente para que todos ouçam.

Ao longo da conversa o mais importante do que responder é saber perguntar. Uma pergunta bem formulada ajuda você a não falar demais e o interlocutor expressar melhor sias opiniões. A pergunta bem feita também permite manter o interesse e a continuidade da conversa. As pessoas mandam muitos sinais não- verbais quando falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda reconhece- los para poder entender as prioridades de cada interlocutor e ser directo ao assinto quando responder. Pratique com afinco a compreensão dinâmica. Ouvir com a mente e a imaginação . Só assim você consegue ter a empática necessária para continuar a conversa. Tendo em conta que Empatia é a capacidade que nós podemos desenvolver para nos colocar mó lugar do outro e sentir como ele, perceber melhor o problema dele. Lembre- se mais do que um segredo, ouvir é uma bênção que você precisa dividir com seus semelhantes...Pratique
Com tecnologia do Blogger.