Header Ads


Espaço Conselhos: «Alguns métodos para evitar gravidez Precoce» - Portal Vany Musik


Por: Izilda Jorge
Revisão: Estevão Ngundia

Métodos anticoncepcionais são maneiras ou técnicas simples utilizadas por quem pretende manter relações sexuais sem correr o risco de gravidez precoce ou contrair doenças. Veja os principais métodos contraceptivos: 

Pílula
É um comprimido feito com hormônio sintético (não natural) que impede o amadurecimento do óvulo e a ovulação. É um método quase 100% seguro de evitar uma gravidez. O médico pode indicar qual é a mais indicada para cada mulher. 

Camisinha
É uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da penetração na vagina. O esperma ejaculado fica dentro da camisinha, impedindo que os espermatozóides entrem no corpo da mulher provocando a gravidez. Serve também para impedir a transmissão de doenças como a Aids, sífilis, gonorréia e outras. Existe também a camisinha feminina. 

Diafragma É uma capinha de borracha que deve ser colocada na parte mais profunda da vagina, para cobrir a entrada do colo do útero e assim, impedir a penetração dos espermatozóides. O diafragma deve ser colocado antes da relação sexual e só deve ser retirado oito horas depois. Não prejudica nem a saúde da mulher e nem a do homem durante a relação. 

DIU
Dispositivo intra-uterino. É uma peça de cobre ou de silicone e plástico, que é colocado pelo médico dentro do útero, durante a menstruação. Essa peça impede que o espermatozóide chegue até o óvulo. Não é abortivo. Pode ter várias formas, sendo a mais comum em forma de T. O DIU pode sair do lugar e provocar sangramento, cólicas e aumento do fluxo menstrual. 

Tabelinha
É um método natural, pois não utiliza nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relações sexuais no período fértil, ou seja, no período em que pode existir um óvulo maduro no organismo da mulher. Só dá certo se a mulher tiver o período menstrual regular, caso contrário o risco de engravidar é grande. 

Espermicida
Tipo de creme, espuma ou gel que contém substâncias químicas capazes de destruir os espermatozóides. É colocado no fundo da vagina, antes de cada relação sexual. Este método só é realmente eficaz quando combinado com outros métodos, como o diafragma por exemplo. 

Métodos Cirúrgicos
São métodos onde ocorre a intervenção cirúrgica, chamados de ligadura de trompas (feminino) e vasectomia (masculino). 

Coito interrompido
Consiste em interromper o ato sexual momentos antes da ejaculação masculina. Não é garantido, além de não evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. 

Pílula do dia seguinte
Deve ser tomada em duas doses com intervalo de 12 horas. Os efeitos colaterais mais comuns são enjôos e vômitos. Quando tomada até 72 horas depois da relação sexual desprotegida, a eficiência é de aproximadamente de 80%.

Com tecnologia do Blogger.