Header Ads


Espaço Huambo Yetu: «Ambientalistas defendem áreas de conservação na província» - Portal Vany Musik

Huambo - A criação de áreas de conservação da natureza na província do Huambo é uma das recomendações do workshop realizado quarta-feira (31), nesta região, em saudação ao Dia Nacional do Ambiente.

Os ambientalistas presentes no evento, de acordo com o comunicado final enviado à Angop, querem que na província do Huambo haja espaços de preservação da flora e da fauna, apelando, paraisso, ao contributo das instituições de ensino superior e centros de investigação.
Recomendaram também o reforço das acções de educação ambiental, a criação de aldeias ecológicas e a implementação de um viveiro de árvores para o repovoamento das florestas.
Outra recomendação dos ambientalistas tem a ver com a promoção de uma fiscalização ambiental mais eficiente, aplicação de sanções e multas aos que degradam a natureza, assim como a implementação de políticas de sensibilização dos camponeses para reduzir o impacto negativo sobre o ambiente.
A elaboração de um plano de gestão das florestas, a investigação sobre a reprodução de espécies autóctones, restauração ou regeneração das florestas plantadas na região, bem como a implementação de hortícolas rurais, com a criação de municípios pilotos foram igualmente recomendadas.
Para os ambientalistas as queimadas provocam desmatamento e extinção de espécies animais e vegetais importantes para o equilíbrio do ecossistema, degradam os solos e desassoreiam os rios.  
No workshop, realizado pela direcção do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, foram abordados a gestão das florestas, o projecto da Estrela da Floresta, consequências das queimadas no ambiente, implementação de hortas urbanas nas sedes municipais e o contributo da universidade para a preservação do ambiente natural.
FONTE: ANGOP/HUAMBO
Com tecnologia do Blogger.