Header Ads


Espaço Hip-Hop Huambo: "Como gerir rappers numa produtora" Por FD Chimbata - Portal Vany Musik


Por: FD Chimbata
Revisão: Estevão Ngundia

Tema: Como gerir Rappers numa produtora
Antes de dar algum contributo quanto o tema em questão, é importante definir os termos em parte para depois abordar de forma geral e detalhada.
Temos que nos fazer as seguintes perguntas:

1- O que é gerir?
2- O que é um Rapper?
3- O que é uma produtora?

Conhecendo as resposta poderemos falar com propriedades. 

- Gerir é: Ter gerência sobre; administrar, dirigir, reger; gerenciar, ou 
gerir uma empresa.

- Rapper é: um indivíduo que compõe ou canta música rap, ou então improvisa, inventando letras no momento, algo conhecido como Freestyle.

- Produtora é: a produtora/gravadora é a empresa que torna a música um produto que pode ser consumido pelo público.

Como em qualquer ramo de actividade, ou sociedade gerir pessoas tem sido algo muito difícil, apesar de existirem leis, regulamentos e normas, temos verificado muitos conflitos em termos de “relacionamento” e o mesmo acontece no lado musical, gerir rappers numa produtora não é uma situação fácil, muitos são os problemas que ocorrem.

Para gerir da melhor forma possível é importante que o gerente (dono ou C.E.O da produtora) tenha noções básicas sobre gestão de recursos humanos, onde terá um leque de conhecimentos de como deve conviver com os membros de uma produtora por que a meu ver é a base de tudo em qualquer sector das mais variadas actividades que existem na terra.

Agora, no caso particular de uma produtora existem regras ou regulamentos para os “Rappers” que devem ser cumpridas escrupulosamente.
Tais regras passam a ser o guia do músico (Rapper) e do C.O, para uma melhor organização e responsabilidade por parte de ambos.

Gerir o rapper a meu ver não é uma tarefa simples e que se resume no cumprimento de regulamentos internos, mais sim, ter uma equipe capaz de alcançar os objectivos preconizados, tanto pelo rapper bem como pelo C.O.

Em pequenas e grandes produtoras existem equipas de trabalhos, que vai desde o rapper, empresários, agentes de shows, advogados, selo ou gravadora, distribuição, publicidade, promoção em rádio, promoção em vídeos, designer gráfico, desenvolvimento do Web, editora, fornecedor de produtos, engenheiro de estúdio e produtor, cinegrafista e equipe de tournée.

Tendo em conta os recursos que injectarem na produtora poderá ser possível ter alguns ou todos elementos, para formar uma equipe a fim de alcançar os intentos preconizados pelo rapper e o C.E.O.

Podemos ainda de forma mais clara descrever o papel de cada membro de uma determinada equipe, dentro de uma produtora.


Membros da Equipe

Abaixo vai uma lista de funções de equipe que você precisará. Não há nenhuma regra que dite que cada um desses papeis tenha de ser preenchido por uma pessoa. Na verdade, no começo, você pode ter de fazer todas elas por si mesmo. Conforme você for crescendo essas tarefas vão ficar grandes demais e você vai precisar delegar para alguém. Conforme você for angariando fãs, vale ter profissionais que se saiam bem e consigam acompanhar esse crescimento

1. Músicos – Até você ter fãs e dinheiro para pagar profissionais para fazer os trabalhos, terá de fazê-los você mesmo. Os músicos da sua produtora são parte crucial e terão de te ajudar a tapar esses buracos até que você tenha estrutura. É assim que você fará as coisas funcionarem no começo, gastando pouco. Vale ressaltar que se um dos músicos não for muito animado com a função dele, isso pode contaminar a equipe e afectar o trabalho de todos. Então você deve tentar motivar a equipe e tentar manter o navio andando para a frente, com todos entusiasmados. 

2. Empresário - Quando pinta uma oportunidade de negócio, não importa de onde ela venha, é obrigação do seu empresário tentar aproveitá-la o máximo o possível. Seu empresário é o que conecta a equipe. Ele é o pólo para onde você tem de se espelhar para ver se todos estão em harmonia e animados.
Seu empresário também é responsável pela parte financeira da sua equipe, por coordenar a agenda e todo mundo estar no lugar certo na hora certa e pela infra-estrutura de trabalho. É obrigação do seu empresário cuidar para que, se alguém faltar, o trabalho dessa pessoa seja feito por outra. Seu empresário é de longe a pessoa mais importante na equipe, sem contar os companheiros de música.

3. Agente de shows – Um dos funcionários mais difíceis de encontrar é um bom agente, que tenha competência. Por causa disso, muitos músicos são obrigados a agir como seus próprios agentes. Seu agente irá marcar suas turnês, tomar conta dos pagamentos dela e tentar te encaixar em shows maiores. Enquanto é difícil encontrar um bom agente, seu papel é crucial para um músico cujo forte são os shows para ganhar fãs.

4. Advogado - Quando estiver ganhando dinheiro e abraçando novas oportunidades, você precisará de um advogado para analisar os contratos. Geralmente, você vai querer lidar com só um advogado para todos os assuntos. Muitas vezes, bandas contratam um advogado e o pagam uma percentagem do dinheiro que vem com os contratos que ele analisa. Um advogado também negociará sua música para licenciamento e outros usos.

5. Selo ou gravadora – Se você escolher assinar contrato com uma gravadora eles tomarão conta de vários aspectos da sua carreira. E hoje em dia, não são mais mil e uma utilidades como costumavam ser. A maior parte das gravadoras vai te fornecer um publicitário, distribuição, algum dinheiro para marketing e se você tiver sorte na promoção em rádios e em vídeo. A maior parte dos contratos vai te ajudar a abrir novas portas, com ajuda da gravadora. Alguns selos vão muito além dessas funções, já outras são menos proeminentes. Cada gravadora faz suas próprias regras, e há poucos pontos universais nos contratos, o que dificulta ainda mais saber se você está conseguindo um negócio ou não.
Enquanto assinar um contrato com gravadora pode parecer na sua cabeça a solução de um problema, hoje em dia é só mais uma peça do quebra-cabeças. Se bem utilizado, vai ajudar sua carreira a progredir e muito. Mas, se você não se aproveitar de ter estrutura ao lado, não vai te ajudar muito e você será mais um daqueles artistas que assinaram um contrato e não deram em nada.

6. Distribuição – Se você não assinar com uma gravadora, vai precisar de uma distribuidora para colocar sua música por aí Distribuidores colocam sua música à venda em lojas físicas e virtuais. Muitos distribuidores tentam colocar artistas promissores em bons lugares de venda. Criar um relacionamento positivo com eles pode ajudar muito.

7. Publicidades – Fazer a publicidade de um artista é um trabalho que consome tempo, exige know-how de marketing e boas conexões. Escrever um sem-número de e-mails e mandá-los para lugares que podem falar sobre você é um trabalho sem fim. Ter alguém talentoso e com contactos que possam abrir portas fazendo isso é uma óptima coisa para sua carreira.

8. Promoção em Rádio – Promover sua música no rádio ainda é um grande jeito de entrar para o grupo dos conhecidos. Fazer isso sozinho pode ser difícil, a não ser que você queira focar em rádios locais e on-line. Mas artistas independentes podem fazer isso bem, ainda mais agora que rádios on-line ganham espaço das de verdade.

9. Promoção em vídeos – Promover seus vídeos pode ser um grande passo na hora de conseguir mais audiência. Enquanto divulgar para canais de TV por si só é quase impossível, você consegue dar conta de divulgar on-line–de longe o jeito mais poderoso e forte de divulgação hoje em dia.

10. Design Gráfico – Músicos usam designers para diferentes propósitos no correr de suas carreiras. Sites, propagandas, adesivos produtos da sua banda e CDs. Tudo isso precisa de trabalho de design gráfico. Isso pode ficar bem caro, então ter um bom relacionamento com um óptimo designer ou aprender a fazer você mesmo pode ser útil.

11. Desenvolvimento de Web – Às vezes seu designer gráfico também pode projectar seu site. Mas independente disso, você vai precisar de alguém para lidar com a programação de rede. As tarefas dele também podem compreender fazer aplicativos promocionais para fazer marketing da sua música ou te fazer um óptimo site.

12. Editora – Sua editora de músicas pode te ajudar muito em novos negócios, como licenciamentos, contratos e fazer seu dinheiro chegar a você.

13. Fornecedor de produtos - Se você vai vender produtos , precisará de alguém para fazê-los e mandá-los para quem os comprar pelo site.

14. Engenheiro de estúdio e produtor – Enquanto vários músicos mudam esses profissionais de disco para disco, ter um profissional para te ajudar a gravar versões alternativas de músicas, conteúdo musical e onde o usar é útil. Saber fazer você mesmo algumas dessas funções é extremamente útil.

15. Cinegrafista – Se você vai postar no YouTube vídeos de música, de bastidor ou qualquer outro tipo de conteúdo, alguém terá de filmar e editar isso.
16. Equipe de turnê – Se você está em turnê com uma banda, você vai precisar de uma equipe que te ajude na estrada. De gerente de turnê a quem cuida de mercadorias à venda, técnico do som, iluminador e incontáveis outros profissionais, a depender do tamanho da sua equipe.

É preciso realçar que para o nosso caso (Alguns Rappers Angolanos ), muita das vezes por falta de verbas, não é possível formar uma equipe extensa e acabamos por ser o produtor de som, vídeo, agente, promotor e designer do próprio rapper. 

E muitos Rappers para fazerem parte de uma produtora (Estúdio), têm de mensalmente pagar uma cota ao C.O ou dono do estúdio, a fim de ajudar à cobrir alguns danos que podem ocorrer em qualquer momento. O contrato pode ser verbal ou por escrito sem a presença de qualquer advogado, posso assim considerar que é um contrato de prestação de serviço entre o rapper e o produtor.

Outros inclusive chegam a ter agentes, mas por não quererem dividir sempre a cache, tornam-se independentes, isto é, quando for muito conhecido e solicitado para fazer parte de alguns shows.

Em suma, gerir é, e sempre foi uma tarefa difícil, muitos não dormem quando não alcançam os seus objectivos e torna-se frustrante, outros muitas das vezes acabam por se dissociar da produtora pelo insucesso. 

Espero ter ajudado: Por FD Chimbata, rapper, produtor de som e de vídeo pela M.F. Produções. 

Email: m.f.pro@hotmail.com 
Facebook.FD.Chimbata­.com
Contactos: 923823151 ou 913282480
Para mais informações sobre esses profissionais e como eles ajudam músicos independentes, cofira o Get More Fans: The DIY Guide to the New Music Business , guia para músicos independentes começando nos negócios, escrito por Jesse Cannon e Todd Thomas.
Com tecnologia do Blogger.