Header Ads


Espaço Amigos da Literatura: "Pensar no futuro, sua imagem hoje e amanhã" Por Aleluia Jaka - Portal Vany Musik

Por: Aleluia Jaka, Acadêmico e Rapper.
Revisão: Estevão Ngundia

Cordiais saudações, caro leitor, é com enorme prazer que o escrevo. 

Falar de desse assunto/problema, deixa-me cabisbaixo, pela proliferação que tem tido na nossa sociedade. É notório, ver nas periferias da nossa cidade, e não só, o quão os jovens desperdiçam suas vidas...

A questão que se coloca é, daqui há 30 anos, ou menos, o que será de ti...? O que serás no futuro, com essa vida que levas hoje?...

Não é minha pretensão, julgar-te, pelo tipo de vida que levas, mas é verdade que já pensaste, num futuro próximo, viver tal igual esses senhores que admiras hoje, realizados profissionalmente e pessoalmente, com famílias felizes, vivenda de invejar, filhos em colégios, carros de luxo, bem sucedidos nos seus negócios/trabalho, enfim, têm a vida material feita.

É o sonho de qualquer jovem proporcionar alegria e vida tranquila aos pais, e a família que ele venha constituir, mas pra isso é preciso suar, é preciso ir atrás dessas comodidades, "as abelhas para comporem o mel, têm tido trabalho, localizar flores cheirosas, buscar água, o nectar e outros elementos e, seguidamente fazerem a composição" O homem pela sua petulância pensa apenas em chegar nas colmeias e levar para lhe servir. Mas não é assim, para lá chegar o homem também tem dê fazer sacrifícios, aguentar as forezes abelhas, que lhe hão de atacar pela cabeça, braços e rosto, mas no final ele consegue levar o mel, na vida também é assim, é preciso suar para conseguir o bem-estar de que falava à bocado.
.

Não é subtraindo o que é do outro, não é estar de braços cruzados, não é se prostituindo envolvendo-se com mais velhos e, com os que te dão dinheiro, é suando, é ir atrás, alguém está a perguntar-se ir atrás como...? Será que não vê as dificuldades que os jovens enfrentam...? 

São perguntas legítimas, de colocá-las à está altura...
É Sobejamente sabido por todos angolanos, o nosso governo, não nos governa mas desgoverna, desde 1975 só para refrescar a memória...! 
Ir atrás, é fazer alguma positiva, para si próprio, primeiro estudar afincadamente, ser disciplinado consigo mesmo, ter regras sobre ti, isso pressupõe governar-se, se o Estado não faz, tu faça, governa-se!
.

Cria suas oportunidades; como? EMPREENDENDO, a base é a FORMAÇÃO, com o que tu já estudou, analisou, obviamente tens algo a contribuir ou inovar, então materialize a sua ideia, ponha-a num papel, projecte e depois faça acontecer, simples...! 
.

Pensar futuro, é também pensar em nossa imagem, hoje nós todos, na flor da idade, cometemos erros que irão sem sombra de dúvidas nos assombrarem quando velhos, já reparou nas acções em que seu filho há-de se envergonhar!
Veja, hoje és a tal, a conhecidissima, a bonitissima, trocas de namorado quando te apetece, nas redes sociais és a tal, toda semi-nua, não consegues mostrar o rosto e tronco sem as tuas pernas grossas, excitas tudo que é homem, preteres às aulas para ir transpirar-se. Já se transpiraste com todos os jovens do bairro, os miúdos chamam-te hoez, bitch, donana, te arrastam por simples conversa que envolve kwanzas. Enfim.
Todos teus amigos(as), sabem que tu és o que és! Terás que casar com alguém que não sabe de seu passado e que não mora na mesma província ou país. 
.

Irás exigir respeito dos teus amigos? eles irão respeitar-te, os teus filhos se alegrarão em ver a foto da mãe no facebook semi-nua, o que de bom vais lhes contar da sua flor de idade, vais contar que tiveste vários brotos ou vários brotos te dormiram. 
Venho pedir-lhe caríssima leitora, pensar futuro, podia continuar com está conversa, mas dói-me dizer-te as verdades pelo simples facto de não as querer ouvir, à ti meu caro leitor, não poderia passar sem dar-te uma palavrinha, porque não promoves amor em vez paixões, porque abusas meninas que precisam orientações, usas palavras lisonjeiras e uma linguagem corporal provocativa, mas não tens intenção de manter um relacionamento romântico honroso, levando-te a simples prazeres carnais, vagloriando-se aos amigos e demais...
.

Contribuindo na destruição da outra!

Há uma toda necessidade de pensar futuro, quando falamos de grandes homens pra destacar, Sócrates, Abraham Lincoln, Platão ou mesmo Jonas M. Savimbi, citamos suas doutrinas e tudo mais, poderíamos também citar a dos nossos avós/avôs porque não, porque eles não se notabilizaram, os homens são todos iguais mas uns destacam-se dos outros pelo seu carácter, viva de modo a deixar marca no Mundo e, que venha servir de exemplo para as gerações futuras, ninguém quer ser lembrado como um grande bebedor de cerveja, destruidor de valores morais, ou uma lembrança negativa qualquer, não que isso seja o objectivo do homem cá na terra, deixar marca, mas viver de forma salutar é o que todo homem quer creio.

E quê imagem as meninas terão sobre ti, você varreu todas certo, todas conhecem seu corpo certo, exigirás que respeitem sua esposa ou mesmo a ti, com que moral? 
.
Portanto, devemos ter cuidado com nossas acções hoje para que amanhã não venham ser lembranças inconveniente de que nos arrependeremos. Pensar futuro...!


Com tecnologia do Blogger.