Header Ads


Espaço Hip Hop Huambo: "O Hip Hop como método de ensino" Por Instinto Colectivo - Portal Vany Musik

Por: Instinto Colectivo
Revisão: Estevão Ngundia
 
Hip Hop é um movimento cultural que engloba vários elementos actualmente de maneira restrita diferente que se tinha à menos de 30, 40 ou menos anos que simplesmente era constituído por 4 elementos. Metodologia é o caminho ou meio para se chegar a um determinado fim. Ensino é a forma sistemática normal e coordenada de transmitir conhecimentos.

Sendo um movimento cultural, ela tem obrigações e exigências a cumprir, é por meio dela que hoje sobre influência dos seus elementos consegue-se transmitir conhecimentos sobre Liberdade, Democracia e Igualdade, não se faz uma cultura sem bases, e essas bases partem de um ligeiro conhecimentos que com o tempo tornam-se grande quando se tem ou se cria maneiras simples de transmitir. Foi com este princípios que Líderes Negros Africanos como Malcom X e Martin Luther King criaram organizações para eliminação da segregação no EUA, apesar de terem princípios religiosos diferentes tinham quase os mesmos objectivos que é a luta pelos Direitos dos negros.

Mas não se descartava a possibilidade de os brancos lutarem juntos com os negros pela mesma causa, mas tudo isso não passou-se de maneira idealista, era necessário criar métodos para que houvesse concordância e adesão de quem os ouviam, era necessária antes ensinar os porquês da luta, era necessário ensinar sobre os Direitos e Liberdade. Tudo isso passava-se de um método de transmissão de conhecimentos, e essa transmissão eram suportadas por discursos, músicas, danças e ilustrações ( desenhos feitos em paredes... ), cada um desses mecanismos usava seu método para transmitir o que se pretendia, exemplo o RAP ( Rítimo e Poesia ) era feita com base de palavras rimadas acompanhadas de rítimos, desenvolvendo temas como guerra, pobreza, discriminação, liberdade, racismos, escravidão, direito e democracia.

Esses rítimos eram acompanhados de danças que espelhavam gentes levados à guerras que voltavam mortos e desmembrados, tornando o movimento mais...

abrangente e popular, a cultura foi evoluindo tornando-se a maior cultura mundial, onde hoje tem como ferramente principal o RAP, juntando palestras que tem reunindo pessoas para falar, desenvolver, ensinar e debater determinados temas de carácter social e de relevância a África.

Hoje muitos são Rappers, mas poucos são MCs, isso deve-se ao facto de muitos não saberem dos princípios básicos de criação deste Movimento Cultural que se chama Hip Hop. Hoje todos podem cantar mas poucos podem ensinar, porque isso requer investigação, leituras e aprendizado. Hoje o Movimento Cultural Hip Hop, não é somente visto como uma cultura, é um estado de espírito, uma maneira de viver e aprender para que não sejamos dependentes, tal como os livros, música com informação educativa transforma e prepara o Homem para o bem viver e servir.
Com tecnologia do Blogger.