Header Ads


Huambo: CICA defende maior envolvimento no empreendedorismo - Portal Vany Musik

POR: Estevão Ngundia

Caála - O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) desenvolve, este ano, um extenso programa no sentido de incentivar os jovens das distintas denominações religiosas para a busca e aperfeiçoamento de ferramentas no domínio do empreendedorismo e fomento ao auto-emprego.

Este facto foi dado a conhecer pelo director da Juventude do CICA no Huambo, Joaquim Loja, durante o ciclo formativo em “Empreendedorismo segundo a visão bíblica”, programado para dois dias (de 22 a 23 de Julho), na Caála, onde participam 40 jovens de distintas denominações religiosas desta região.
O foco do curso de empreendedorismo promovido pelo CICA e a organização não-governamental internacional Visão Mundial está concentrado nas acções de dinamização individual das práticas agrícolas, pecuária e fomento da pesca, para o reforço da cadeia produtiva nacional, bem como cultivar o espírito empresarial nas camadas jovens.
Durante o ciclo formativo, e apesar das limitações decorrentes da situação de calamidade pública, a organização pretende abranger o maior número de jovens de forma a motivá-los a criar empresas, com vista a redução do desemprego nas comunidades locais.
O director da Juventude do CICA no Huambo disse igualmente que, com esta acção, pretende-se envolver os jovens nas práticas de empreendedorismo e criar oportunidades de negócios próprios para participarem na vida socioeconómica do país e buscar alternativas possíveis de emprego para a sua subsistência na sua comunidade.
“A agricultura está aberta e podemos criar oportunidades de emprego através das práticas agrícolas. O que vamos fazer é despertar esta visão nos jovens e quebrar a dependência de empregos por via dos concursos públicos, isto porque existem recursos favoráveis para poderem começar um negócio sustentável”, argumentou.
Por sua vez, a gestora para a área de fé e desenvolvimento nacional da Visão Mundial, Gloria Miti, disse que esta formação vai ajudar os jovens a identificar os seus talentos e dons para o exercício do empreendedorismo.
“Nós queremos envolver os jovens na área da agricultura e pesca para que haja mais produção nacional”, frisou.
O CICA na província do Huambo tem como seus filiados as Igrejas Apostólica Africana, Evangélica Congregacional em Angola (IECA), Evangélica de Angola, Baptista, Fé Apostólica, Quibanguista, Metodista Unida, Anglicana, Evangélica Renovada em Angola e Cheia da Palavra de Deus.

FONTE: ANGOP/HUAMBO
Com tecnologia do Blogger.