Header Ads


Huambo: Município do Longonjo com 490 milhões de kwanzas para acções do PIIM - Portal Vany Musik

Por: Estevão Ngundia
Fonte: ANGOP/Huambo

As autoridades do município do Longonjo, província do Huambo, têm disponíveis 490 milhões de Kwanzas (Akz) para devolver, em pouco tempo, a esperança da população local, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM).
Segundo o administrador local, Bonifácio Vissetaca, em declarações à imprensa, nesta segunda-feira, este montante destina-se a execução de infra-estruturas de impacto económico-social, com objectivo de transformar a localidade num lugar seguro e de confiança para o investimento público/privado.
Informou que o PIIM, de carácter bi-anual, contempla um total de 12 projectos que começaram a ser executados em 2019, por altura do seu lançamento pelo Presidente da República, João Lourenço.
Bonifácio Vissetaca disse que estes projectos têm a ver a restauração da sede municipal, onde inclui, entre outros, a reabilitação das principais vias de acesso, o centro materno-infantil local, a construção de dois posto de saúde, na comuna da Catabola e outro na da Chilata, bem como a requalificação do parque infantil.
O gestor municipal adiantou que as 12 empreitadas, seis das quais já adjudicadas, devem estar concluídas entre três meses a um ano.
O PIIM, uma iniciativa do Governo angolano no quadro do processo de desconcentração e descentralização administrativa, abrange os 164 municípios do país e prevê a construção de diversas infra-estruturas com o impacto directo na vida do cidadão.
Localizado a 64 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, o município do Longonjo, com uma extensão de 2.915 quilómetros quadrados, foi  fundado a 28 de Maio de 1918.
Estima-se que a população do Longonjo seja de 110 mil pessoas, distribuídas pelas comunas Catabola, Chilata, Lépi e Sede municipal, que fazem da agricultura familiar e da pecuária a principal fonte de renda.
Segundo a História, o nome Longonjo (palavra de origem Umbundu) constitui o plural da
Com tecnologia do Blogger.