Header Ads


Huambo: Casos de VIH/Sida aumentam no município do Caála - Portal Vany Musik

Por: Estevão Ngundia

Caála - Os casos de VIH/Sida aumentaram no município da Caála (Huambo) de 119 para 185, nos primeiros cinco meses deste ano, comparativamente ao igual período de 2019, informou hoje, quinta-feira, à ANGOP, a ponto focal de combate a esta doença na localidade, Edith Ulika.
Segundo a responsável, o aumento das estatísticas sobre os casos de infecção resultou do facto de muitos cidadãos terem ganho a consciência sobre a importância de conhecerem o seu estado serológico, com adesão massiva e voluntária aos postos de testagem.
Edith Ulika informou que dentre os 185 casos positivos, 43 são gestantes, contra 25 de diagnosticadas no ano transacto, sendo que no total foram testados 9.415 cidadãos de ambos os sexos e idades, enquanto em 2019 o número foi de 1.928.
Disse que as autoridades vão continuar a intensificar as campanhas de sensibilização sobre a importância da testagem voluntária, disseminação de informações sobre os sintomas da doença e os métodos de prevenção, além de ensinar a população a conviver com os seropositivos, evitando, deste modo, o estigma e a descriminação.
O Sistema de Saúde no município da Caála, com 342 mil e 463 habitantes, distribuídos quatro comunas, conta com 31 unidades sanitárias, sendo um hospital municipal, quatro centros de saúde, um materno-infantil e 25 postos médicos, onde trabalham 530 funcionários, 30 dos quais médicos, 410 enfermeiros, 38 técnicos de diagnóstico terapêutico e outros de apoio hospitalar.
Com tecnologia do Blogger.