Header Ads


Serviço “Multicaixa Express” é mais usado que os caixas automáticas - Portal Vany Musik

POR: Estevão Ngundia

Multicaixa Express é o mais usado pelos angolanos, com 45%, contra os 31,3% das caixas automáticas (vulgo multicaixas), de acordo com os dados ilustrativo do mês de Junho, divulgados pela EMIS.
Quanto a evolução do acumulado anual do número e valor das operações, as caixas automáticas reservam a si, em 2020, 51,1 por cento, ainda assim abaixo dos 63,6 e 67,3 por cento dos indicadores de 2019 e 2018, respectivamente.
O subsistema Multicaixas (MCX) tem activo, segundo dados de Junho, 3.038 caixas automáticas (vulgo multicaixas) e 75.700 Terminais de Pagamento Automáticos (TPA). Em termos de cartões de débito, 4,7 milhões estão activos (com pelo menos um movimento) até final do mês de Junho deste ano.
No seu relatório de 2019, o Banco Nacional de Angola (BNA) fez constar que o subsistema Multicaixa (MCX) representou 98,06 por cento do total de operações registas no Sistema de Pagamento de Angola (SPA), cujo valor global foi de 51,30 biliões de kwanzas. O Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) ficou com 37,4 biliões e os MCX com o registo de 7,8 biliões de kwanzas.
O Multicaixa Express é um canal interbancário de pagamento, disponibilizado pela Empresa Interbancária de Serviços(EMIS) que permite a associação de vários cartões multicaixa, com auxílio ao número de telemóvel.
Com tecnologia do Blogger.