Header Ads


Covid-19: Duas mil pessoas serão testadas no Huambo - Portal Vany Musik

POR: Estevão Ngundia

Huambo - As autoridades sanitárias da província do Huambo estão a efectuar, desde segunda-feira, testes massivos contra a Covid-19 (novo coronavírus) nos 11 municípios, onde se prevê abranger cerca de duas mil pessoas, com maior incidência para grupos com maior risco de contrair a doença.

De acordo com o director do Gabinete Provincial de Saúde, Lucas Nhamba, nesta fase estão a ser testado os agentes da Polícia Nacional (PN), Forças Armadas Angolanas (FAA), funcionários bancários, distribuidores de combustíveis, comerciantes, entre outros, no sentido de bloquear a proliferação do Covid-19 nas comunidades da província do Huambo, que regista já dois casos positivos.  
O responsável referiu que não existe tempo determinado do processo, estando previsto a recolha de uma amostra de 100 elementos a nível de cada um dos 11 municípios, para reforçar as acções de prevenção epistemológica nesta região do planalto central de Angola.
Lucas Nhamba disse ainda que o programa de testagem está a ser desenvolvido por uma equipa constituída por 50 técnicos, incluindo profissionais veterinários da província do Huambo.
Referiu que com este programa de testagem as autoridades sanitárias locais vão recolher amostras das pessoas em trabalho efectivo nas zonas de maior concentração populacional, para se ter uma ideia do estado de prevalência do Covid-19 nesta circunscrição.
A equipa de testagem está desdobrada a nível dos 11 municípios para uma resposta rápida e pontual dos casos de Covid-19.
A província do Huambo tem uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes.
Com tecnologia do Blogger.